Probióticos do kefir e do iogurte como aliados da saúde

Probióticos são organismos vivos que trazem muitos benefícios à saúde. Equilibram a flora intestinal, controlam o colesterol e reduzem o risco de câncer.

Kefir e iogurte contêm o melhor dos
probióticos: os
lactobacilos vivos
que equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón.

Uma dose diária de kefir ou iogurte é tudo de bom para nossa saúde.

Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparo de pão, cerveja, etc).

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam. São tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são simples.

Pode ser misturado a frutas, mel e cereais e utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

21 dezembro 2012

Sobremesa refrescante de Kefir e Morangos

Esta receita é resultado de uma serie de experiências na cozinha até encontrar o equilíbrio entre os ingredientes que meu paladar considerou perfeito.

Temos ingredientes extremamente saudáveis mas com um toque de sobremesa de confeitaria. Para deixar a receita bem apropriada ao gosto dos mais radicalmente saudáveis, basta retirar o creme de leite e o leite condensado e ajustar a gelatina para 6 gramas. Faço isso com maior frequência do que faço a receita original.

Pode ser, também, que você decida ajustar os ingredientes da receita original ao seu próprio paladar, porque não é uma sobremesa para apreciadores de doces bem doces. Eu, particularmente prefiro doces o menos doce possível, se é que um paradoxo desses é possível. Bem, creio que muitas pessoas compartilham comigo este gosto, por isso decidi compartilhar esta receita.


sobremesa-de-kefir-iogurt-morangos-gelatina.jpeg


Sobremesa Refrescante de Kefir ou Iogurte e Morangos

Ingredientes: 
400 gramas de kefir ou iogurte
5 folhas de gelatina ou 12 gramas de gelatina em pó vermelha (1 pacote)*
200 ml de creme de leite 
1 lata de leite condensado 
500 gramas de morangos frescos ou congelados
150 gramas de açúcar demerara (utilize 250 gramas se preferir mais doce)
Morangos frescos para decorar

Preparação: 

Prepare uma geleia com os morangos e o demerara, levando ao fogo baixo por cerca de 5 a 8 minutos depois de ferver. Enquanto isso, coloque as folhas de gelatina de molho em água fria filtrada por 5 minutos. Escorra bem as folhas de gelatina e junte ao morango ainda quente e mexa muito bem até as folhas ficarem bem dissolvidas (se utilizar a gelatina em pó hidrate com 125 ml de água por 5 minutos antes de misturar ao morango). 

No liquidificador, junte o leite condensado, o creme de leite, o kefir e bata um pouco, apenas pulsando, até homogeneizar os ingredientes. Acrescente a geleia com as folhas de gelatina já dissolvidas e pulse mais duas ou trés vezes.

Coloque este preparado num refratário ou em várias taças individuais e leve ao refrigerador por no mínimo 6 horas para solidificar. Decore com os morangos frescos antes de servir. Pronto! Uma sobremesa leve, refrescante e saborosa.

Esta receita  é um oferecimento de Bolos Decorados Dona Joaninha

*Qual a proporção entre a Gelatina em pó e a Gelatina em folha?

1 envelope (12g) de Gelatina em Pó equivale a 5 folhas de Gelatina em folhas
1 colher de chá de gelatina em pó equivale a 1 folha de gelatina.

Informação tirada deste site aqui.

Nenhum comentário: