Probióticos do kefir e do iogurte como aliados da saúde

Probióticos são organismos vivos que trazem muitos benefícios à saúde. Equilibram a flora intestinal, controlam o colesterol e reduzem o risco de câncer.

Kefir e iogurte contêm o melhor dos
probióticos: os
lactobacilos vivos
que equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón.

Uma dose diária de kefir ou iogurte é tudo de bom para nossa saúde.

Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparo de pão, cerveja, etc).

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam. São tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são simples.

Pode ser misturado a frutas, mel e cereais e utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

22 agosto 2008

Abóbora grelhada com molho de tahine e kefir


Abóbora, abobrinha, jerimum. Abóbora, de qualquer jeito, me fascina. É versátil e saborosa. Como até crua. Como tudo na culinária, tem seus segredinhos. Na hora da compra, escolha abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Aproveite as sementes de abóbora para servir como um gostoso aperitivo. Basta levá-las ao forno para tostarem e temperá-lasdepois com sal.

Descobri muitas receitas com esse fruto e vou disponibilizá-las aos poucos no Madame Tapioca
Essa, por levar iogurte ou kefir no molho, decidi publicar aqui.


Salada de abóbora assada com tahine



1 pedaço de abóbora
azeite de oliva a gosto
sal e pimenta do reino moída na hora, para temperar
1/2 xícara (chá) de tahine
½ xícara de iogurte natural ou kefir
1 colher (chá) de cominho em pó (opcional)
1 dente de alho bem picadinho
suco de 1 limão grande
3 ½ xícaras de rúcula
1 punhado grande de salsinha – não use os cabinhos
1 colher (sopa) de sementes de gergelim preto
castanha de cajú torrada e salgada

Descasque a abóbora e corte-a em pedaços graúdos. Cortei em formato de meia lua. Pincele com azeite, tempere com sal e pimenta. Coloque os pedaços numa grelha  e doure dos dois lados, até que a abóbora fique ligeiramente macia. Deixe esfriar completamente.

Faça o molho: misture o tahine, o iogurte, o cominho, o alho e o suco de limão até obter uma pasta homogênea; tempere com sal a gosto. Se ficar muito espesso, acrescente um pouco de água filtrada (coloque de colher em colher) até obter um molho pastoso.


Misture a rúcula e a salsinha e coloque-as em uma tigela ou prato grande. Cubra com os pedaços de abóbora, acrescente uma colherada de molho e salpique com as sementes de gergelim e a salsinha picada. Como eu não tinha gergelim, usei castanha de caju para acompanhar. Sirva com a rúcula fresca lavada e esterilizada e regue com azeite de oliva extra virgem. Rend.: 4 porções

Nenhum comentário: