Probióticos do kefir e do iogurte como aliados da saúde

Probióticos são organismos vivos que trazem muitos benefícios à saúde. Equilibram a flora intestinal, controlam o colesterol e reduzem o risco de câncer.

Kefir e iogurte contêm o melhor dos
probióticos: os
lactobacilos vivos
que equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón.

Uma dose diária de kefir ou iogurte é tudo de bom para nossa saúde.

Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparo de pão, cerveja, etc).

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam. São tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são simples.

Pode ser misturado a frutas, mel e cereais e utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

18 julho 2008

Sabores do Oriente Médio - Peixe Taratur

Peixe assado à moda Taratur com molho de tahini e nozes


Neta de sírios e libaneses por parte de pai, frequento a cozinha desde pequena, ajudando minha avó a preparar verdadeiros banquetes para a família. E olha que não é família pequena, era regabofe para mais de 30 pessoas, com direito a mesa de tábuas sobre cavaletes de madeira e bancos imensos, para acomodar todo mundo. Banquetes barulhentos, de uma farra gostosa, com todo mundo falando ao mesmo tempo. Tudo sem a menor cerimônia. Puro deleite. E gula. 

Objetos de decoração de origem árabe
Era difícil escolher o quê começar a comer, tamanha a fartura. E todas opções tentadoras, aromáticas, deliciosas. Precisava deixar espaço para provar de tudo um pouco, senão, no dia seguinte ficava só a saudade. Saudade também dessa geração de matriarcas e seus fogões incansáveis, lembranças de uma infância feliz.

peixe fresco

Sorte a minha, que adorava ficar com minha avó na cozinha, enrolando charutos de folha de uva, fazendo quibe, enchendo tripas de carneiro. Aliás, isso aterrorizava alguns e, invariavelmente, terminava em piadas e chacotas. Tinha sempre um engraçadinho chacoalhando uma tripa na cara horrorizada de um pobre mortal, pálido e sem graça. 

Esse peixe era parte integrante do cardápio. Uma delícia! Exótico e saborosíssimo.

Peixe assado à moda Taratur com molho de tahini

Peixe Taratur

1 namorado ou robalo inteiro limpo de cerca de 2 kg
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 copo de coalhada fresca ou kefir
4 cebolas médias
1 xícara (chá) de azeite
1 dente de alho
2 limões
Molho Taratur:
1 xícara (chá) de tahine
2 dentes de alho espremidos na hora
sal a gosto
2 limões grandes com bastante suco
nozes picadas
salsinha e cebolinha picadas (opcional)

Lavar o peixe, fazer cortes pouco profundos nas laterais de ambos os lados e regar com o suco de limão. Temperar com o sal, a pimenta e o alho socado. Coloque num saco plástico e dê um nó na ponta. Deixe marinar em geladeira por uma hora, massageando delicadamente de vez em quando. Escorrer todo o líquido e colocar numa assadeira. Cobrir com a coalhada, um fio de azeite e levar ao forno médio durante 20/30 minutos ou até o peixe estar cozido. 

Enquanto isso, fritar as cebolas cortadas em rodelas finas no azeite até dourar bem, ficar da cor de caramelo. Quando o peixe estiver assado, colocar cuidadosamente numa travessa. Espalhar a cebola frita sobre o peixe. Regar com azeite. Enfeitar com rodelas de limão. Servir com o molho Taratur ao lado do peixe. Salpique as nozes, a salsinha e a cebolinha picadas sobre o molho. 

Molho: Coloque o tahine numa tigela, junte o suco de limão e sal. Misturar bem, acrescentando água aos poucos para formar um molho encorpado. Não há uma medida precisa porque tudo irá depender do tamanho dos limões.

Nenhum comentário: