Probióticos do kefir e do iogurte como aliados da saúde

Probióticos são organismos vivos que trazem muitos benefícios à saúde. Equilibram a flora intestinal, controlam o colesterol e reduzem o risco de câncer.

Kefir e iogurte contêm o melhor dos
probióticos: os
lactobacilos vivos
que equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón.

Uma dose diária de kefir ou iogurte é tudo de bom para nossa saúde.

Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparo de pão, cerveja, etc).

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam. São tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são simples.

Pode ser misturado a frutas, mel e cereais e utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

18 julho 2008

Torta com o aroma do capim-santo e limão

O capim-santo, ou capim-limão, tem folhas longas, com bordas cortantes e coloração verde clara. Sempre chamei de erva-cidreira e, todas as pessoas que conheço, também. Mas, pesquisando, descobri que é fácil fazer confusão com a planta de nome Melissa, que é também conhecida como erva-cidreira verdadeira (Melissa officinalis, embora em nada mais se pareça com esta planta). Para evitar dúvidas, postei a foto da planta. 

A foto do capim-santo, ou capim-limão ou para quem cresceu tomando chá desta erva-cidreira como eu:
Capim-limão ou capim-santo
Capim-limão ou capim-santo


A erva contém grandes quantidades de óleo essencial citral, responsável por muitas de suas utilizações aromáticas e medicinais. O aroma é irresistível e muito utilizado em receitas da culinária tailandesa.

Essa torta é deliciosamente perfumada, saudável e refrescante. A união do capim-santo ao suco do limão é uma combinação perfeita. 
limão siciliano
Utilize o limão siciliano se preferir menos acidez, mas o limão tahiti é mais marcante e aromático.


Torta de Limão e Capim-Santo


massa prática:
- 1 pacote de biscoito tipo maisena (200 g)
- 300 g de chocolate branco

ou
massa rica*:1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, gelada
¾ xícara (150g) de açúcar granulado
2 gemas grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara de farinha de amêndoas

recheio:- 1 ½ envelope de gelatina em pó sem sabor incolor
- 6 folhas de capim-santo (capim-limão ou cidreira)
- suco de 3 limões
- raspas de 2 limões
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar (240 g)
- 1 ½ embalagem de cream-cheese (225 g) ou o equivalente em creme de kefir (veja como fazer cream-cheese de kefir aqui)
- 600 ml de kefir ou iogurte
decoração:- 100 g de chocolate branco em raspas
- raspas de 1 limão

1. Massa prática: processe o biscoito até formar uma farofa bem fina. Derreta o chocolate branco, incorpore a farofa de biscoito e mexa até obter uma massa úmida. Com as pontas dos dedos, forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de aro removível (23 cm de diâmetro), apertando bem. Reserve.

2. Recheio: hidrate a gelatina em 8 colheres (chá) de água e dissolva-a no banho-maria ou microondas (por 15 segundos, na potência máxima), tomando cuidado para não deixar ferver. Reserve. No liqüidificador, bata as folhas de capim-santo com o suco de limão e o açúcar por 2 minutos. Coe o líquido e transfira-o para uma tigela grande, acrescente o creme de kefir ou cream-cheese e misture bem até obter um creme liso. Adicione as raspas de limão, o kefir líquido ou iogurte e misture novamente. Incorpore a gelatina. Despeje o recheio sobre a massa e leve a torta à geladeira até firmar (cerca de 1 hora e 30 minutos). Decore com as raspas de chocolate branco e de limão.


* Como fazer a massa rica:
Misture farinha, o açúcar, o fermento e o sal num processador. Coloque pedaços da manteiga por cima e pulse até formar uma farofa. Acrescente os ingredientes restantes e pulse novamente até agregar e formar uma bola. Forre a assadeira como na massa prática e leve ao forno médio (180º a 200ºC) por cerca de 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar antes de colocar o recheio.

Obs: Eu acrescento à receita desta massa, raspas de limão, cerca de 1 colher de sobremesa.

Nenhum comentário: