Probióticos do kefir e do iogurte como aliados da saúde

Probióticos são organismos vivos que trazem muitos benefícios à saúde. Equilibram a flora intestinal, controlam o colesterol e reduzem o risco de câncer.

Kefir e iogurte contêm o melhor dos
probióticos: os
lactobacilos vivos
que equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón.

Uma dose diária de kefir ou iogurte é tudo de bom para nossa saúde.

Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparo de pão, cerveja, etc).

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam. São tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são simples.

Pode ser misturado a frutas, mel e cereais e utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

23 junho 2008

Kefir com frutas

Adoramos kefir com pedaços de frutas fresquinhas no café da manhã. É hábito adquirido e estabelecido. Morango, banana, mamão e manga, são combinações perfeitas, que equilibram o sabor levemente ácido da bebida e são aromáticas. Outras combinações deliciosas:

Frutas vermelhas: morango, mirtilo, amora framboesa e groselha
  • frutas vermelhas: framboesa, mirtilo, groselha, cramberry, amora
  • ameixa seca (deixe de molho em um pouco de água durante a noite)
  • pêssego in natura ou grelhado com açúcar demerara
  • geleia de frutas
  • abacaxi fresco em pedaços, grelhado ou cozido com um pouco de açúcar demerara (solta um caldinho delicioso)
  • doce de casca de mexerica ponkan ou de limão siciliano
Incremente a gosto, com aveia, semente de linhaça, castanha do pará, nozes, amêndoas, castanha de caju. São alimentos funcionais, preciosos para nosso organismo. E deliciosos também. Adoce a gosto, com mel, agave, açúcar, adoçante, ou simplesmente curta seu kefir com a doçura natural da fruta.

É bom ter no freezer frutas vermelhas congeladas quando não podemos encontrá-las frescas. Aí é fácil e prático. A gente junta o kefir e as frutas no liquidificador e bate. A quantidade fica a seu critério, ajuste a gosto.

iogurte com morangos fescos e calda

Kefir com morangos frescos

600 gr de morangos frescos
4 colheres (sopa) cheias de açúcar demerara ou a gosto
500 ml kefir ou iogurte sem o soro (preparo aqui)

Pique os morangos e coloque numa vasilha. Salpique o açúcar sobre eles e deixe descansar por cerca de 2 horas ou até sorar. Coloque o kefir numa bela taça e cubra com os morangos e a caldinha que ele soltou. Preferindo uma versão light, apenas pique os morangos e adoce como preferir. O xarope de agave é uma boa alternativa.

Kefir com doce de casca de mexerica ponkan

6 mexericas ponkan maduras, com gomos amassados e cascas cortadas em tirinhas
1 xícara (chá) de açúcar
kefir
Primeiro, cubra com água as cascas já lavadas e cortadas em tirinhas e leve ao fogo para tirar o amargor. Ferva por dois minutos, escorra e repita a operação mais duas ou três vezes. Aí coloque na panela a polpa da fruta amassada, sem sementes. Junte as tirinhas escorridas e o açúcar. Deixe ferver 10 minutos em fogo baixo ou até espessar um pouco a calda. Coloque o kefir em taças e cubra com o doce já frio.

Dica 1: A fruta vistosa, de um alaranjado vivo está mais saborosa e doce. Escolha as mais pesadas e firmes.
Dica 2: Faça o mesmo doce utilizando limão siciliano.  

Para saber como preparar o kefir veja o post aqui.

Qual a diferença entre Iogurte e Kefir?

- O Kefir é fermentado com mais de 35 tipos de colonias e bactérias do bem (lactobacilos - leveduras - ácidos láticos), que são mesófilas, isto é, não precisam de aquecimento
 porque fermentam entre 20 a 30º C, em temperatura ambiente.

- O iogurte geralmente é fermentado com 1 ou 2 bactérias do bem, tem sabor menos ácido que o Kefir de leite e é preparado utilizando-se leite em temperatura entre 40º e 45ºC porque as bactérias são termófilas, isto é, precisam de temperatura acima dos 40º C para se reproduzir.

Nenhum comentário: